A Escolha de Sofia, filme.
Indispensável usar o adjetivo no superlativo que sempre uso para definir filmes que gostei muito, que é filmaço.
Como ser inquieto que sou, estou sempre em busca de uma boa história e interpretação na dramaturgia que nos cerca para servir de catarse ao meu dia-a-dia extenuante.
Encontrei em "A Escolha de Sofia" muitos motivos para executar uma catarse neste domingo final de feriado emendado e que fala muito do dia-a-dia dos humanos o qual infelizmente me enquadro: dor, traição, medo, arrependimento, trauma, morte!!! Ainda assim momentos de felicidade ou ilusões pela felicidade, amor, paixão, sexo, música, conquista!!!
Encontrei também uma interpretação imbatível que precisava, aliás quando os filmes oscilam do "água com açúcar" ao "já assisti isso", acho que temos que apelar para as estrelas, no caso Meryl Streep que pode ser a a mãe judia sofredora e com sentimento de culpa eterno a mulher cobiçada por nazistas em Auschwitz. Sim, ela pode!!! Aliás, qual será o mecanismo usado por Meryl Streep para fazer os mais diversificados sotaques?
Recentemente, ela fez um sotaque britânico em "A Dama de Ferro", mas o sotaque polaco em "A Escolha de Sofia", kkkkkk, simplesmente fico sem palavras para expressar qualquer tipo de comentário.
O que mais me serve vendo este tipo de filme é a catarse àquela dor que cada um de nós sofre no dia-a-dia, ou seja, somos dilacerados e que para os demais não significa naaaada. Acho que a dor da alma ou coisa assim. Exemplo, a dor de uma mãe que teve que escolher qual filho deveria continuar vivo no campo de concentração. Quem sentiu essa dor??? Quem ajudou essa mulher com justiça neste momento tão crucial??? O que ela poderia fazer de sua vida após tudo isso ter acabado??? kkkkkkkk
Aposto que alguns a julgaram quando ela quis por fim a isto que se chama vida!!! kkkkkkkkk
Este filme fala ainda das muitas escolhas que temos que fazer na vida e muitas delas parece nos remeter a um campo de concentração mesmo: doem, nos culpam, nos faz pensar e se eu tivesse feito diferente?, este é o lado duro da vida. Mas lhe damos com escolhas a tooodo momento desde escolher qual blusa vestir até qual filho deixamos ir a câmera de gás.
Bem, C'es la vie!!! Não é???
Recomendo "A Escolha de Sofia", realmente imperdível!!! Mas assistam pela internet, pois este filme está esgotado do distribuidor, portanto não se encontra nem para comprar ou alugar no Brasil. Como não gosto de ver filmes no computador, eu importei o filme faixa 1 mesmo e com legendas em espanhol apenas. Ainda bem que rodou!
Até mais ver!