terça-feira, 6 de dezembro de 2022

A Filosofia e a Contemporaneidade

 A Filosofia como uma ciência humana é uma ciência que aporta valores e na contemporaneidade segue com o mesmo questionamento e conceitografia epistemológica de qual é o significado da vida? 

A Filosofia, serve para interpretar o mundo e ainda lida e sempre lidará com a questão do sentido para a vida e a razão de ser das coisas, pois os homens são incapazes de viver sem significado para a própria vida, por isto os questionamentos filosóficos atravessaram os séculos e ainda hoje são questionamentos legítimos e válidos. Concomitantemente, a filosofia se debruça em três vertentes fundamentais de significado que são as questões morais, a espiritualidade e as questões de saúde. 

As questões morais são pertinentes ao respeito mútuo (a Rússia "pode" bombardear uma maternidade na Ucrânia de madrugada e matar os bebês?) e aos direitos humanos e tais questões podem ser extensíveis até a ética postulada desde Aristóteles e que, no entanto, ainda existem questões cotidianas da ética e bioética a serem discutidas e resolvidas ou amenizadas, como questões extramorais como a vida sob sofrimento, é justo a prática de eutanásia? 

A Filosofia lida com questões estéticas ainda. Hoje as pessoas têm mais tatuagens nos seus corpos que corpos propriamente dito, o que está por trás de tal estética contemporânea além do prazer de tatuar o próprio corpo? 

A Filosofia como detentora dos questionamentos do sentido para a vida permeia a nossa vivência de questões quase poéticas e como diria Sócrates: "Só sei que nada sei". E ainda como Beckett: "A arte sempre foi isto - interrogação pura, questão retórica sem a retórica - embora se diga que aparece pela realidade social".

Nenhum comentário:

Postar um comentário